sábado, 18 de dezembro de 2010

Nota contra o pedido de aumento na tarifa de ônibus


            O Centro Academico de Design Ulm - CADULM, vem, através deste, posicionar-se contrário ao pedido de aumento na tarifa feito pelas empresas de ônibus, de 25,2%, o que elevaria as passagens para R$2,88.
            Levando em conta a atual tarifa de R$2,30, que já representa um grande peso no orçamento dos estudantes, não só de Design, mas sim, de todos os outros cursos da Univille, somado aos altos custos das mensalidades da Universidade, torna-se cada dia mais difícil a permanência dos estudantes até o final de suas graduações. São inúmeros os casos de desistência por motivos econômicos no decorrer dos cursos.
            E mais uma vez, os aumentos são dados em datas estratégicas. É no final de ano que todos os aumentos são somados: universidade, transporte entre outros, que deveriam ser serviços públicos e  não objeto de negócios, como hoje são tratados.
            Entendendo que diariamente inúmeras pessoas dependem desse serviço de transporte coletivo para vender sua força de trabalho, estudar, consumir, ou seja, se locomover e sustentar toda a cidade. Entende-se também que constitucionalmente os serviços de transporte das cidades no Brasil, são considerados de caráter de público. Nós do CADULM, nos posicionamos contrário a esse possível aumento e essa lógica de transporte que ao invés de garantir a mobilidade das pessoas, vem garantindo a desistência dos estudos de muitos alunos, não só nas Universidades e Faculdades, mas em muitas escolas secundaristas da cidade.
            Posicionamento esse, que não ficará somente em palavras, caso qualquer aumento na tarifa seja dado. Posicionamento esse que se traduzirá em mobilização, independente de ser em período de férias ou não.

2,30 já é roubo!


16 de dezembro de 2010,
Centro Acadêmico de Design Ulm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário